Tradução de Ivair Carlos Castelan

Para que buscar um lugar onde viver em Milão, entender qual lugar escolher ao procurar ou alugar uma casa, é preciso primeiro entender como é a estrutura urbana da cidade. 

Historicamente, Milão foi moldada como uma cidade “em círculos”: havia um centro, onde agora está localizado o Duomo, onde se desenvolviam as atividades mais importantes da cidade e de lá saíam outros círculos que eram separados por paredes e portões. 

Os círculos também identificavam as classes sociais antigas: no menor círculo, no meio, estava o duque de Milão, Francesco Sforza, com os nobres e religiosos; no outro círculo mais longe viviam os mercadores e comerciantes e, finalmente, os camponeses que viviam fora dos muros.

C:\Users\Angelica\Desktop\Milano_Medolanum_.jpg

Fui ao Castello Sforzesco e tirei essa foto que representa a estrutura “em círculos” de Milão.

A cidade de Milão contemporânea

Hoje, esses muros não existem mais, mas apenas alguns achados arqueológicos permanecem. A estrutura da cidade permaneceu a mesma e, mesmo que as classes sociais de uma época não existam mais, o status e a importância da proximidade ao centro permanecem.

O centro de Milão, ou a área mais próxima do Duomo, sempre foi a mais ativa, porque ali se desenvolvia e continua a se desenvolver a atividade econômica e cultural da cidade. Isso significa que, se você quiser aproveitar todas as vantagens que a capital lombarda oferece, você poderá buscar no centro da cidade. 

Se você pretende morar na cidade, mas não sabe ainda onde viver em Milão saiba que o centro é a área mais cobiçada, porém tem seus prós e contras:

Em termos concretos, quanto menor for o círculo ou mais próximo do Duomo, mais cara será a casa. Um aluguel no centro pode custar € 680 / mês para 30 m² ou uma quitinete (apartamento de um quarto que funciona como quarto e sala de estar).

Onde viver em Milão atualmente?

Agora vou contar, mais detalhadamente, como é Milão atualmente e, o que poderá encontrar/aproveitar em cada área:
C:\Users\Angelica\Desktop\zone_milano.gif

Imagem retirada de Milanofree

C:\Users\Angelica\Desktop\Milano.Zone_.Quartieri.jpg

Imagem retirada de periferiemilano.itpost de Walter Cherubini

  1. A área mais desejada de Milão. É bem conectada, segura, com tráfego limitado, cheio de monumentos, museus, atividades culturais, arquitetura diferente e atividades comerciais. É a área mais cara.
  2. A área do multiculturalismo. Existem muitos parques, edifícios históricos, e é muito conveniente para quem viaja muito porque a Estação Central está localizada aqui.
  3. Um dos lugares mais verdes da cidade. É a zona universitária, aqui se localiza o bairro de Città Studi, que é importante tanto nacional como internacionalmente; aqui você encontrará estudantes de todas as partes do mundo e os preços dos serviços podem ser mais acessíveis.
  4. Conjunto de áreas com características diferentes. O que inclui, entre outras coisas, a área dos tribunais (Porta Vittoria), onde estão concentrados estudos e serviços jurídicos e é uma das áreas da intensa vida noturna (Porta Romana).
  5. A área onde moro, minha querida área. Com o bonde, levo entre 15 e 20 minutos para chegar ao centro histórico (Duomo). É uma área muito conveniente em termos de serviços, existem supermercados, farmácias, lojas, parques e transporte. A desvantagem: espaço. Eu moro em um apartamento de 20 m²; esse tipo de situação seria muito confortável para uma única pessoa, um estudante ou um jovem casal, mas um casamento precisaria de alguns m² a mais.
  6. A área dos famosos canais (Navigli). Um dos locais de encontro dos jovens, aqui sempre há atividades, vida noturna, aperitivos e esteticamente é maravilhosa. Está cheia de cores e você ainda pode respirar o ar boêmio e artístico do passado. São essas características que aumentam os custos de moradia.
  7. A zona dos fanáticos e amantes do futebol. Aqui está o estádio San Siro e o famoso museu do estádio, visitado por mais de 200.000 pessoas todos os anos. É uma área extensa, muito verde, graças aos parques, mas ao mesmo tempo periférica e, quando você a visita, sente a distância do centro.
  8. Área de forte desenvolvimento e renovação urbana. É bem interligada pelo transporte urbano (e coberta pela nova linha de metrô M5). Sem dúvida é uma área onde se pode viver em Milão com traquilidade e facilidade de locomoção.
  9. A área moderna, uma das áreas mais ricas de Milão. Aqui existem arranha-céus, como a Torre Unicredit, o arranha-céu mais alto da Itália; o Bosque Vertical, um projeto arquitetônico inovador que ganhou prêmios por sua sustentabilidade; também existem cafés peculiares e lojas de luxo, mas também a estação de Porta Garibaldi, que ajuda muito os viajantes e os estudantes externos.

Milão uma cidade para todos os gostos

Enfim, Milão é uma cidade muito conectada, sua estrutura sempre facilitou as viagens da periferia ao centro. Portanto, escolher onde morar dependerá das prioridades, gostos e possibilidades de cada um. Viver no centro de Milão ou nas proximidades pode ser uma experiência enriquecedora quando você é jovem, estudante, solteiro, um jovem casal ou em todos os casos em que os espaços não são um problema. 

Se, por outro lado, você tiver a oportunidade de oferecer um espaço maior e mais confortável, não terá problemas em morar no centro da cidade. Se você tem uma família, filhos, pensa em tê-los ou simplesmente procura mais tranquilidade e uma solução econômica, afastar-se dos círculos e ir a municípios vizinhos seria uma excelente alternativa. Neste último caso, as conexões no nível de transporte são excelentes. Existem trens e metrô e você poderá até encontrar casas reais, não apenas apartamentos.

Fora da cidade, pode-se encontrar aluguéis a partir de € 530 por mês par um lugar de 38 m². Para quem está buscando onde viver em Milão e quer economizar no aluguel esta é uma ótima dica.

Leia também o artigo em italiano: Dove Vivere A Milano

Faça o exercício desse artigo: Esercizi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *