Alguém pode me dizer o que é a PARTITA IVA?

Compartilhe este post

Tradução de Ivair Carlos Castelan

Você saber o que é Partita IVA e como ela funciona? Se não, leia atentamente a esse artigo, onde conto minha experiência pessoal de como obtive e usufruí desse tipo de “CNPJ italiano”.

Assim que cheguei à Itália, tive de rever o meu plano de vida e de trabalho. Quando eu estava no meu país eu tinha ideias claras sobre que trabalho eu queria fazer e onde, mas todos eram trabalhos como empregado, com um chefe e um salário fixo todo mês. Na Itália, no entanto, eu não tinha o mesmo contexto, nem conhecia as mesmas pessoas. Então eu percebi que o caminho poderia ser outro.

Quando eu estava no meu país de origem, fiz alguns contatos na Itália porque estudava Línguas Modernas na Universidade, e uma delas era o italiano, o que me permitiu conhecer verdadeiros italianos. Já nos últimos anos de minha graduação, um desses contatos me ofereceu alguns trabalhos de tradução. Assim, indiretamente, começou minha trajetória profissional atual.

Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei à Itália foi ir a uma agência de tradução que já havia me oferecido empregos. Eu apareci oficialmente, expliquei que havia me formado e que estava pronta para começar, mas não sabia como. Eles me confiaram sempre mais e mais trabalhos de tradução e eu fiquei mais do que feliz.

Partita IVA, um dia você poderá precisar

Um dia, no entanto, eles me explicaram que, se eu quisesse continuar fazendo coisas desse tipo, não apenas com eles, mas com outras pessoas como eles, e se excedesse o faturamento de 5.000 euros com cada cliente por ano, teria que abrir algo chamado “Partita IVA”. Perguntei imediatamente: “Mas como faço isso?”, “O que é isso?”, “Onde vou?”. Eles me disseram: “Vá a um contador”, uma pessoa que realiza uma atividade de serviços e consultoria no campo da contabilidade.

Seguindo alguns conselhos, entrei em contato com Francesca, minha contadora, e abri a famosa “Partita IVA!”. Comecei a trabalhar como freelancer, ou seja, uma trabalhadora autônoma que paga impostos, uma aposentadoria futura, férias, remédios e tudo … sozinha.

Tudo isso através da “Partita IVA”, que é simplesmente um conjunto de números, um código que identifica quem você é no nível tributário e que tipo de atividade exerce, para que você possa trabalhar sem ser dependente de ninguém e pagar impostos como qualquer cidadão digno e decente.

Partita Iva corresponde no Brasil ao C.N.P.J. Optamos por deixar o original em italiano para a familiarização do termo. Assim leia “Partita Iva” como C.N.P.J.

É importante esclarecer os conceitos, porque na Itália ser autônomo não é o mesmo que abrir uma empresa. No entanto, essas duas tipologias têm uma “Partita IVA”. Explico melhor com este pequeno esquema:

o que é a Partita IVA

Vantagens e desvantagens da Partita IVA

Mesmo que eu não tenha os benefícios de um empregado com registro (férias, impostos, plano de saúde), trabalhar como freelancer me trouxe até agora muitas vantagens e desafios, tanto no nível pessoal quanto profissional.

Atualmente trabalho como tradutora e intérprete e, às vezes, jornalista. A beleza de tudo isso é que eu decido quando e como fazê-lo, sem nenhum chefe em cima de mim; trabalho onde quero e com horários flexíveis, e isso significa que também posso tirar férias quando eu quiser. Mas por trás disso há o sacrifício e a angústia normal de uma pessoa que decide abrir o seu próprio negócio, de uma pessoa que, se não trabalha, literalmente não come.

Agora tudo ficou um pouco mais fácil, mas há quatro anos eu estava em pânico, dependia de minhas economias e tive que investir muito tempo para me tornar conhecida: entregando currículos fisicamente ou enviando-os on-line, enviando cartas de apresentação, fazendo testes de tradução, fazendo networking para saber como meus colegas italianos estavam gerenciando e lidando com a frustração porque os primeiros empregos não chegaram.

Para mim, está valendo a pena

Paciência é uma das virtudes que eu cultivei, mas valeu a pena. Gradualmente, os pedidos de traduções começaram a chegar e, alguns anos depois, também para intérprete. Eu acho que a chave para seguir em frente é simplesmente fazer as coisas corretamente, superando as expectativas dos seus clientes o máximo possível para que eles se lembrem de você. O mesmo vale para quem decide abrir uma empresa.

O público italiano é exigente, mas ao mesmo tempo flexível. Essa é uma das coisas que mais gosto na Itália: é um meio termo, eles não são tão rígidos quanto muitos países do norte da Europa, mas não são tão relaxados quanto muitos países da América Latina. No final, tudo é uma descoberta que precisa ser feita. Então, você precisa definir bem o que deseja fazer.

No meu caso, antes de vir para a Itália, nunca havia trabalhado com “Partita IVA”, mas então conheci um outro mundo, no qual, se você souber se administrar com responsabilidade, poderá experimentar muitas satisfações. De uma maneira precisa, na minha opinião, aqueles que desejam “se tornar um número de IVA” na Itália deveriam:

  • ter ideias e objetivos claros;
  • desenvolver um método e uma estratégia de trabalho;
  • tornar-se conhecido e fazer bem as coisas, encontrar os clientes certos e definir bem seu objetivo;
  • possuir algumas economias que permitam sobreviver nos primeiros meses.

Agir com inteligência é fundamental

Como todas as escolhas e todos os trabalhos, com a “Partita IVA” há altos e baixos. Você precisa aproveitar ao máximo os melhores momentos e, durante os momentos difíceis ou de pouco trabalho, aproveitem para investirem em vocês mesmos, para entender o que não está funcionando, promover os negócios e procurar novos clientes.

No meu caso, estou feliz em ser freelancer e não trocaria por um trabalho de escritório das 8:00 às 18:00, a menos que me ofereçam uma vaga mais satisfatória profissionalmente do que a que eu tenho, porque no final os tempos mudam e você nunca pode dizer “nunca”.

E então? Você gostou de saber o que é Partita IVA? Caso queira mais informações, disponibilizamos nos links abaixo.

Links utéis:

Leia o artigo em Italiano: Qualcuno Mi Può Dire Che Cos’à La Partita IVA?

Faça o Exercício desse artigo: Exercício

Veja também:

Storia di Aline Aquino Gargiulo

“Ho un debito con l’Italia”   Con queste parole inizia la storia di Aline Aquino Gargiulo. Aline è una donna sempre sorridente, molto educata e

Leia mais

Roma

ROMA Para quem ainda não conhece Roma, descobrirá que é impossível caminhar de um ponto a outro sem explorá-la  Texto elaborado a partir da live

Leia mais

Itália da Giulia · 2023 © Todos os direitos reservados