Como Resolver Problemas Domésticos na Itália Sem Perder a Cabeça

Compartilhe este post

Tradução de Ivair Carlos Castelan

Uma noite você acorda às 4 da manhã porque ouve um barulho estranho, abre os olhos e percebe que vem do banheiro, levanta-se, põe os pés no chão e encontra água em toda parte, como pode acender a luz e descobrir que a tubulação do aquecedor está quebrada … E então o que você faz? É preciso saber como resolver os seus problemas domésticos quando estiver na Itália.

Quando você decide morar no exterior, geralmente se pensa no processo antes da viagem, nos documentos, nas passagens aéreas, na procura de uma casa … E quando você chega no país que escolheu, está cheio de emoções, está curioso ou curiosa e quer descobrir todas as novidades, quer conhecer, caminhar, comer e você também está nervoso porque precisa encontrar trabalho, ou talvez um pouco triste porque sente falta de alguém do seu país ou não conhece ninguém onde mora agora.

Todas essas são dificuldades muito válidas e importantes, normalíssimas. Mas, posteriormente, podem aparecer situações sobre as quais ninguém fala com você, porque, às vezes, se tratam de casos muito específicos e que mudam de acordo com cada situação, mas que você terá que resolver em algum momento: falo de problemas domésticos. Como você instala a Internet em casa sem pagar muito dinheiro? Você sabia que existe algo chamado Imposto sobre o Lixo e que cada um de nós deve pagar se não quiser morar no meio da sujeira? E se faltar energia, para quem você liga?

Nem tudo é perfeito, você precisa estar ciente disso

Aos olhos de um estrangeiro que vem de um país em desenvolvimento, a Itália parece ser um país onde as coisas funcionam muito bem, onde você encontra qualidade de vida e tantas opções. É mais ou menos assim, a Itália é um país desenvolvido, onde as inovações e a tecnologia estão presentes, aqui você pode encontrar muitos fornecedores de serviços como luz, gás, água, Internet… mas, obviamente, não é um país perfeito, nem tudo é resolvido automaticamente. 

A questão está em descobrir como lidar com as situações, você precisa se informar, estar preparado e ter paciência. A coisa mais importante quando se trata de recorrer a um serviço ou resolver um problema doméstico na Itália é tentar entender o que você quer ou o que está acontecendo com você, é necessário ter todos os documentos de identificação em mãos, bem como a informação bem clara do que você quer pedir, assim você pode evitar perda de tempo e estresse desnecessário. E se você não entende absolutamente nada, precisa perguntar a alguém do local!

O que fazer para resolver problemas domésticos na Itália

Moro no norte da Itália, entre Milão e a província de Pádua, há mais de quatro anos, então vou listar alguns passos simples que me ajudaram a resolver problemas domésticos que encontrei como estrangeira, mas que tive que administrar como uma italiana. As coisas mais importantes a fazer são três:

1 – Identificar o tipo de problema ou necessidade você tem, entre eles:

  • Ativar um serviço de eletricidade, gás e /ou água: talvez você compre uma casa ou encontre um apartamento para alugar, onde esses serviços não são utilizados há muito tempo e é necessário ativá-los.
  • Instalar a Internet em casa e no seu celular: necessário por razões um tanto óbvias nesses tempos modernos. Inclusive porque a própria internet pode ser uma grande aliada sua na hora de resolver outros problemas domésticos na Itália.
  • Resolver um problema qualquer: um tubo quebrado, a Internet que não funciona ou a falta de energia porque há um curto-circuito.
  • Inscreva-se no TARI: esta é uma taxa sobre o lixo, isto é, o imposto referente aos custos relacionados ao serviço de coleta e tratamento do lixo, todas as pessoas que possuem qualquer tipo de imóvel que produza resíduos ou lixo devem pagar.
  • Pintar a casa: quer dizer mudar a cor do lugar onde você irá morar ou simplesmente ajeitar as paredes.
  • Fazer uma mudança: você mudou de casa e precisa deslocar todas as suas coisas de um lado para o outro.
  • Assinar ou cancelar um contrato de locação ou algum serviço: essas são questões de caráter legal, nas quais normalmente é o proprietário ou uma agência que lhe dirão o que fazer; mas você provavelmente precisará preencher e assinar alguns formulários e enviar uma carta registrada (um tipo de serviço postal especial que ajuda a saber quando recebem sua carta; é usado principalmente para coisas oficiais e importantes, mas não apenas).
  • Verificar o aquecedor e tudo o que está ligado a este: como a caldeira, por exemplo, porque talvez você precise chamar um técnico para fazer manutenção ou substituí-la se não funciona e se não quiser morrer de frio no inverno.
  • A casa está alagada porque um cano quebrou: aconteceu comigo três vezes em quatro anos; portanto, é melhor anotar o número de um bom encanador e tê-lo sempre à mão.

2 – A segunda coisa fundamental é familiarizar-se com o vocabulário:

Com o vocabulário do problema que você tem naquele momento, para poder perguntar às pessoas certas e explicar tudo de forma clara. Você precisa saber como dizer “o tubo do aquecedor está quebrado”, “a Internet não está funcionando”, “você, por favor, poderia me ajudar com a ligação de gás e eletricidade?”, “eu precisaria de um eletricista porque a luz acabou em casa, onde posso encontrar o disjuntor?”, etc.

3 – Conheça os meios para resolver seus problemas domésticos na Itália

Pesquise na Internet: 

Parece a alternativa mais fácil. Às vezes, a Internet pode nos ajudar a resolver um problema de maneira muito pragmática e rápida, mas outras vezes, no entanto, poderá se tornar nosso pior inimigo, especialmente quando aparecem muitos termos específicos em italiano que nem mesmo muitos italianos entendem, como no caso do contrato de energia ou Internet: “transferência”, “SUBENTRO”, “código POD”, “carta registrada” … todas essas palavras pareciam grego para mim quando as ouvi pela primeira vez. 

Também pode se tornar um pesadelo quando você precisa baixar e preencher formulários em que você sabe apenas onde colocar seu nome e sobrenome … Então, pesquisar na Internet, sim, é útil no início e para obter informações gerais, mas quando você começa a  não entender algo, você deve parar e considerar outras alternativas para não complicar mais sua situação.

Peça a alguém para lhe dar uma mão 

Ou explicar aonde ira para resolver seus problemas domésticos na Itália. Pode ser um vizinho, amigo, pessoa de confiança, porteiro, uma pessoa do bar, da tabacaria … é importante que seja uma pessoa que conhece o lugar onde mora há um bom tempo. No meu caso, minha pessoa de confiança era o Sr. Russo, um querido italiano da Sardenha, encarregado de verificar se tudo funcionava bem no prédio onde eu morava quando me mudei para a Itália; ele me ajudava a resolver praticamente 80% dos meus problemas domésticos e aprendi muito com ele. 

Espero que vocês encontrem uma pessoa tão fofa. Felizmente, na Itália, há muitas pessoas como ele, dispostas a ajudá-lo sem pedir nada em troca. Nesse sentido, tive sorte, o Sr. Russo vinha me ajudar quando eu precisava e ele quase nunca me pediu dinheiro como pagamento por sua ajuda, mesmo que pudesse ser considerado trabalho. Portanto, se você encontrar um Sr. Russo em sua vida, cuide do relacionamento com essa pessoa e considere-se sortudo como eu!

Vá diretamente ao local certo

À loja/escritório onde possam oferecer uma solução personalizada e onde você possa fazer todas as perguntas que deseja para entender o que está acontecendo, o que você terá que fazer e quanto custará.

Ligue para o famoso número gratuito: 

É um serviço telefônico nacional para ligações gratuitas e é usado por muitas empresas e órgãos públicos com o objetivo de fornecer um número de telefone gratuito e promover o atendimento ao cliente. Esta, entre as minhas experiências, é a opção mais difícil para resolver problemas domésticos na Itália, porque requer um nível mais alto de atenção.

Os operadores solicitam muitas informações, portanto você terá que ter os documentos em mãos, soletrar o seu código fiscal e, certamente, seu sobrenome estrangeiro, porque talvez eles não entenderão quando você o pronunciar; você terá que esperar enquanto eles colocam a musiquinha de espera e você terá que se acalmar, se o operador ficar nervoso, porque ele não entende o que você está dizendo. Tudo isso é normal, difícil, mas não impossível. 

A chave é: abra seus ouvidos e tente entender bem em italiano e responda da mesma maneira, clara e confiante. Você precisa respirar profundamente, porque terá que fazê-lo mais cedo ou mais tarde, mas, depois de resolver o primeiro problema sozinho ou sozinha, você se sentirá praticamente 90% italiano, e as próximas situações semelhantes você as resolverá muito melhor. 

Outra dica: se você ligar de manhã, é muito melhor, porque os operadores talvez tenham dormido bem, acabaram de tomar um café, não estão cansados ​​e estão mais dispostos a ouvi-lo pacientemente. Se você ligar à tarde/noite, você deve estar preparado, porque talvez eles falarão com você apressadamente, às vezes gritando, etc; porque estão estressados, cansados ​​e querem sair; mas quem não se sente assim às vezes? Então, você precisa ser muito bom ou boa, e ajudá-los a ficarem calmos, explicando a eles o que pedem sem ficar com raiva.

Conclusões sobre como resolver problemas domésticos na Itália

Concluindo, com paciência e muita informação tudo pode ser feito. Para resolver um problema doméstico na Itália, é preciso calma, como em qualquer parte do mundo, humildade para aceitar que você não entende alguma coisa e zero vergonha em pedir ajuda. Certamente, é sempre melhor conversar com as pessoas fisicamente, porque elas explicam tudo com mais clareza. 

E se um tubo romper durante a noite e você não encontrar ninguém, porque são quatro da manhã, coloque um recipiente e uma toalha no chão, feche a torneira central, recolha os fios no chão e volte a dormir, para que você acorde fresco e tranquilo para resolver tudo. Pelo menos foi o que eu fiz.

Informação adicional: (CHIEDERE A GIULIA SE SI POSSONO NOMINARE LE AZIENDE IN QUESTI TESTI PER QUESTIONE LEGALE)

Principais prestadores de serviços na Itália:

  • Energia e gás: Enel e outras prestadoras privadas, dependendo da cidade onde você mora.
  • Água: depende da região.
  • Coleta seletiva: depende de cada município.
  • Internet: aqui se abre um mundo, existem muitos fornecedores privados com ofertas maravilhosas, dependendo do município em que você mora (eles podem oferecer fibra pura, que pelo que entendi é a maneira mais rápida para navegar, ou fibra mista, igualmente excelente, ADSL, pacote de telefone celular incluído etc.), entre os que conheço: Tim, Wind, Vodafone, Fastweb, Iliad, Tre e outros menos famosos, mas que talvez tenham uma excelente rede que cubra a cidade ou a vila onde está. Como já dissemos antes é excelente ferramenta para te ajudar a resolver problemas domésticos na Itália.

Leia também o artigo em italiano: Risolvere problemi domestici

Faça o exercício desse artigo: Esercizi

Veja também:

Storia di Aline Aquino Gargiulo

“Ho un debito con l’Italia”   Con queste parole inizia la storia di Aline Aquino Gargiulo. Aline è una donna sempre sorridente, molto educata e

Leia mais

Roma

ROMA Para quem ainda não conhece Roma, descobrirá que é impossível caminhar de um ponto a outro sem explorá-la  Texto elaborado a partir da live

Leia mais

Itália da Giulia · 2023 © Todos os direitos reservados