O Que Significa Fazer Compras Na Itália?

Compras Na Itália

Compartilhe este post

A perspectiva de uma mulher italiana

Tradução de Ivair Carlos Castelan

Você já se perguntou o que os italianos fazem para comer tão bem? Tudo começa na matéria-prima, ou seja, nas compras.

Se você está curioso para saber como comprar produtos para comer neste país, vamos tentar entender através das palavras da Sra. Antonella, ela mora no Vêneto e aqui ela nos conta o que significa fazer compras na Itália para ela.

Como é fazer compras na Itália: A entrevista

Sou Antonella, sou uma mãe italiana, esposa do Maurizio, mãe de dois filhos e tenho 4 netos.

O que significa fazer compras na Itália? Como é feita? Primeiramente, é preciso verificar o que tem e o que está faltando em casa, depois anotar: preciso comprar mais fruta, verdura, carne?

Você anota tudo o que está faltando, aí você vai ao supermercado (não aos mercadinhos) porque você encontra de tudo um pouco.

Pensando na qualidade, olhamos para o preço um pouco por cima porque com o tempo percebemos que aquele que custa um pouco mais tem outra qualidade. O que você prefere levar?

Então, carne branca e às vezes carne vermelha, muitos vegetais, muitas frutas, até frutas secas. Essas são as coisas principais, depois um pouco de iogurte, algumas guloseimas, algumas barrinhas e pronto. Estas são as coisas básicas para uma família italiana.

Qual é a primeira coisa que a senhora faz assim que chega no supermercado?

Assim que chego no supermercado vou imediatamente à seção de frutas e vegetais porque são as coisas que eu mais gosto, compro bastante porque a gente consome muito mesmo.

Depois passo à carne: se o açougue está aberto, peço o que quero e eles cortam na hora; ou, eu pego aquela que acabaram de colocar no balcão, que você pode ver que é fresca.

Depois, passo para tudo o que preciso: detergente, biscoitos, torradas e outros produtos.

Por que os supermercados italianos são organizados por tipo de produto? Como eles são organizados?

Eles são muito bem organizados.

Na parte superior estão as palavras “Carne”, depois no outro lado “Biscoitos”, “Pão”, “Torradas”; do outro lado “Frutas e vegetais”, do outro lado ainda “Detergentes”; depois, novamente “Coisas para a casa”, para a limpeza, para o corpo onde encontramos cremes, cremes dentais, etc.

Então está tudo bem identificado, você consegue fazer as compras muito bem.

Como saber a qualidade dos produtos, as melhores características para levar um tipo de fruta em vez de outra ou um tipo de carne em vez de outra?

Você olha os rótulos que estão por toda parte, e o mesmo vale para frutas e vegetais, mas você deve comprar aqueles da estação porque temos certeza que são plantados aqui.

Se você quiser algo em particular, como por exemplo manga ou abacaxi, que não plantamos aqui, eu também os compro, para o resto compro nossos produtos italianos.

Ao fazer compras na Itália, a senhora sempre compra as mesmas coisas ou está aberta a experimentar novos produtos?

Também gostamos de mudar.

Gosto de provar algumas especialidades de lugares diferentes e percebi que gostamos, por isso também provamos outras especialidades de vez em quando, e constatamos que vale a pena.

Tradicionalmente comemos o que conhecemos, mas vamos ainda mais longe.

Com que frequência a senhora faz compras para quatro pessoas?

Duas vezes por semana faço a compra maior, porque é preciso um pouco de tudo em casa.

Vocês chamam de “compra maior” aquela que tem um pouco de tudo, certo? Que normalmente é feita nos fins de semana?

Sim, aquela que tem um pouco de tudo.

Quais as modalidades para fazer compras na Itália? (Fisicamente no supermercado, compras online, determinado estabelecimento, feira, vendedores diretos)

Existe o “km 0”: é uma enorme tenda onde se pode comprar todos os produtos direto do produtor ao consumidor.

Você sabe que são produzidos sem inseticidas, são deliciosos, tanto frutas quanto os legumes sazonais.

Se você quiser comprar carne, neste lugar há também açougueiro e você pode comprar um pouco de salame, um pouco de bife. Além do supermercado, vou a esse tipo de feira porque gosto muito.

Ocasionalmente, vocês também fazem compras on-line?

Apenas para um produto para a limpeza da casa.

E como funciona a compra online? É prático?

Bem, recebi em casa um limpador a vapor para pisos e estou muito feliz com o pagamento e também com o preço.

O que fazer para economizar quando se trata de fazer compras na Itália? Porque a senhora costumava me dizer que para escolher um produto, a senhora vê o preço mais alto e a partir daí entende mais ou menos a qualidade, mas talvez muitas pessoas não possam pagar pelos produtos mais caros, então como a senhora faria para economizar um pouco escolhendo bons produtos?

Então, sempre com experiência, também olho outros produtos que custam um pouco menos e vejo que são bons.

Ou eu observo as ofertas, porque muitas vezes há, “Leve 2 pague 1”, e os produtos são muito bons. Consequentemente você economiza.

Existem ofertas durante todo ano ou em épocas específicas do ano?

Há dois supermercados onde nós vamos, então às vezes há ofertas em um deles e outras vezes no outro, por isso sempre procuramos pelas ofertas e muitas vezes as encontramos.

Quais conselhos a senhora daria aos estrangeiros que nunca fizeram compras na Itália?

Um conselho geral é ir a uma rede bem conhecida, se você está em Milão, vá ao Esselunga porque tem uma tradição de anos e as pessoas gostam, tem de tudo um pouco e os preços são justos.

Se, por outro lado, vierem aqui no Vêneto tem o Conad, tem o Famila, que são redes que já existem e oferecem bons produtos.

Recomendo não ir a outros supermercados que não tenham um nome consolidado. Esses que eu disse a vocês são supermercados muito bons.

Leia também o artigo em italiano: Cosa Vuol Dire Fare La Spessa In Italia?  La prospettiva di una donna italiana

Faça o exercício desse artigo: Esercizi

Veja também:

Storia di Aline Aquino Gargiulo

“Ho un debito con l’Italia”   Con queste parole inizia la storia di Aline Aquino Gargiulo. Aline è una donna sempre sorridente, molto educata e

Leia mais

Roma

ROMA Para quem ainda não conhece Roma, descobrirá que é impossível caminhar de um ponto a outro sem explorá-la  Texto elaborado a partir da live

Leia mais

Itália da Giulia · 2023 © Todos os direitos reservados