Aplicativos Interessantes Para Aprender Italiano

Aplicativos Interessantes

Compartilhe este post

Toda atividade que exige empenho, dedicação e concentração, como o estudo de uma língua estrangeira, pede um momento de relax, distração, entretenimento, de risadas e brincadeiras, por isso é possível aproveitar aplicativos interessantes para aprender.

 

Carla Bottino

 

Texto escrito a partir da live realizada no dia 1 de agosto de 2020 no Instagram  italiadagiulia

No passado, quando não usávamos os recursos digitais, os alunos podiam se distrair com revistas variadas de receitas, para os que gostam de cozinhar, de esportes, carros e etc; livros de viagens, e muitos textos sobre história antiga, história da arte, cultura italiana.

De acordo com o interesse do aluno, o professor encontrava uma leitura apropriada.

Recursos audiovisuais – filmes e músicas também eram utilizados, mas em menor quantidade e o acesso era um pouco mais difícil. 

Hoje os recursos são inúmeros: aplicativos interessantes, canais de youtube, podcasts, filmes, programas de viagem, de culinária, de esporte, séries, livros e as revistas impressas ou online

Os aplicativos podem ser um complemento interessante nesse sentido. Eles entretêm, divertem e ajudam a fixar conceitos, palavras, expressões e a treinar a pronúncia. 

Vale dizer que nenhum aplicativo substitui um método de estudo. Seguem algumas opções:

 

aplicativos interessantes Clarity – meditação em italiano. É um aplicativo de meditação, então, a gravação da fala (instrução) é lenta, clara, breve e correta. Certamente vai ajudar vocês a treinarem a audição e ainda podem aproveitar dos benefícios da meditação.
      aplicativos interessantes La Lettura – é um caderno (encarte) do jornal Corriere della Sera, um dos jornais mais tradicionais da Itália É uma forma de você treinar a leitura de temas diversos.

Uma dica para vocês treinarem a leitura e a pronúncia é ler em voz alta a matéria e gravar no evernote, um aplicativo de organização pessoal. Ele vai gravar a sua voz e vai trazer por escrito o que você leu. 

Se o texto estiver diferente do texto escrito da revista é sinal de que você precisa melhorar a pronúncia

Parole intrecciate e parole crociate – o primeiro é um caca-palavras, o segundo são palavras cruzadas São exercícios ótimos para aumentar o vocabulário. Contudo eles são bem difíceis já que são pensados para nativos.
aplicativos interessantes MEN RISE É um aplicativo muito interessante porque no final você consegue avaliar o seu desempenho. Ele mostra desenhos claros, traz a palavra em italiano, depois como se fala e a tradução para a sua língua.

Atenção: ao instalar o aplicativo ele vai perguntar qual é o seu idioma (português do Brasil) e qual a língua que você quer aprender (italiano). Caso você seja fluente em outra língua, o inglês, por exemplo, você pode colocar inglês no seu idioma e assim treinar duas línguas.

aplicativos interessantes MaturitApp Aplicativo pensado no exame de “Maturità” que é uma prova que os estudantes fazem ao final da escola superior. 

Tem questões simples: quiz de Biologia, Química, Ciências. Além de ser divertido, você pode ver o que os estudantes aprendem na escola e adquire um pouco de cultura geral e cultura italiana.

aplicativos interessantes AnkiApp Para fortalecer o vocabulário.

É como um caderno onde você anota as palavras novas e o aplicativo pode fazer alguns exercícios para a fixação do vocabulário.

aplicativos interessantes Italian verb conjugator É um aplicativo de conjugação dos verbos em italiano. 

O aplicativo apresenta a conjugação por escrito e traz o áudio. O único “porém” deste aplicativo é que por ser em inglês, a tradução dos verbos é sempre em inglês.

aplicativos interessantes Duolingo É um aplicativo super divertido para quem está começando. É diversão, não um método de estudo. 
aplicativos interessantes Babbel É um aplicativo como o Duolingo. Atenção que às vezes, Babbel como Duolingo, mostram frases fora do contexto e fica difícil responder às perguntam mesmo às perguntas fáceis.
aplicativos interessantes Wlingua Vocabulário com desenhos claros e muito básico.
aplicativos interessantes Analisi grammaticale É um aplicativo que permite desenvolver análises gramaticais das frases. No Google Play podem encontrar algumas versões de aplicativos para análise gramatical.
aplicativos interessantes Audibile Aplicativo de áudio livros e tem vários títulos em italiano disponíveis.
aplicativos interessantes Facile a dirsi grammatica A tradução seria “ falar é facil, fazer é dificil”

São exercícios de gramática para crianças da escola média. É bem simples mas é útil para quem está aprendendo o italiano.

aplicativos interessantes Reverso Esse aplicativo é ótimo. Ele traz várias traduções da mesma frase; é mais do que um dicionário.

Você escreve uma palavra e o aplicativo traz muitas frases diferentes. Ele traduz as suas frases, mas atenção alunos, esse não é o uso que vocês farão dele. Cada um deve construir suas frases. Além disso, ele traz exercícios com as palavras já pesquisadas.

                                           aplicativos interessantes

O Reverso é um aplicativo muito usado pelos alunos do curso, assim como o MEMRISE.

 

Além dos aplicativos, podemos falar dos Podcasts que são ótimas opções para vocês ouvirem italiano enquanto estiverem fazendo outra coisa – quando está na cozinha, fazendo faxina, lavando o carro, etc.

Geralmente as pessoas pedem sugestões de um podcast, mas essa é uma questão muito pessoal pois depende do interesse de cada um.

Não é ouvir pelo ouvir. Estudar italiano ou qualquer língua é como uma ponte para chegar em algum lugar e, alguns estudos, realizados sobretudo na Europa, mostram que os resultados são melhores quando o aluno estuda uma língua para viajar e conhecer um lugar, uma cultura ou para conhecer pessoas, conversar com nativos.

A língua é o meio para alcançar um determinado objetivo. 

  • Podcast italiano, criado pelo Davide, um italiano de Torino – pensado para estrangeiros ouvirem um italiano que fala de forma clara.
  • Podcast da Lucrezia Learn italian with Lucrezia, Language, Culture e Lifestyle
  • Podcast do Alessandro Barbero – historiador com áudios longos, para quem gosta de história e está em um nível mais avançado de italiano

Algumas sugestões dos seguidores que seguiam a live

Aplicativos:

Lyric training e READLY

Aplicativos de rádios também são muito bons. Até porque ouvir música é um excelente exercício para treinar a audição e como as notícias no rádio se repetem ao longo do dia, na 1ª vez que vocês a ouvirem, não entenderão nada, na 2ª e na 3ª vez já vai fazer mais sentido. (Radio Play, Radio 2, Radio Garden são alguns aplicativos de rádio)

Outras ações que podem ajudar a aprender italiano

  1. trocar a língua do celular e do Netflix
  2. ouvir uma música várias vezes até memorizar, tentar escrever a letra e depois conferir se está certo
  3. assistir um filme ou uma série várias vezes até entender. Pode ser logo com legenda, depois sem. O processo é uma série que tem sido elogiada pelos alunos.

Escrevam nos comentários outros aplicativos interessantes ou outras formas de entretenimento para quem quer aprender italiano.  Os leitores do blog agradecem!

Outros textos úteis para vocês:

Consigli: Musica Da Ascoltare Per Capire L’italia
Consigli: Film Da Vedere Per Capire L’italia
Consigli: Serie Da Vedere Per Capire L’italia Con Occhi Da Straniero

 

Leia também o artigo em italiano: App Interessanti Per Imparare Italiano

Faça o exercício desse artigo: Esercizi

Veja também:

Storia di Aline Aquino Gargiulo

“Ho un debito con l’Italia”   Con queste parole inizia la storia di Aline Aquino Gargiulo. Aline è una donna sempre sorridente, molto educata e

Leia mais

Roma

ROMA Para quem ainda não conhece Roma, descobrirá que é impossível caminhar de um ponto a outro sem explorá-la  Texto elaborado a partir da live

Leia mais

Itália da Giulia · 2023 © Todos os direitos reservados